primeira, segunda, terceira, meia-piras, piras e matas
2 Comments Published by Dar Braxton on segunda-feira, setembro 18, 2006 at 11:58.A ignorância ou distração da juventude do meu tempo tinha coisas levadas da breca. Nunca cheguei a entender porque carga de água é que quando "sorteávamos" - não era bem um sorteio, era mais um leilão como na lota - a ordem do lançamento dos gelas (Ó Port, escreve-se guelas ou gelas) e berlindes havia um que dizia logo:
"- últimos"
Logo seguido por um outro que, resignadamente, dizia
"- penúltimos".
Até aqui a coisa parecia seguir uma coerência de escolha, acertada. Ou seja, tinha havido um que tinha gritado, à frente de todos, "últimos" e que por isso tinha ficado com a oportunidade final de tentar lançar o seu berlinde o mais próximo possivel da 1ª covinha e tinha havido um outro, que devido a ter gritado em segundo lugar "penúltimos" poderia lançar o berlinde imediatamente antes do último.
Pois, mas a verdade é que a coisa não sucedia assim. Quem estivesse também a jogar, poderia gritar (e gritava logo),
"- Marralhões!".
Logo um outro dizia,
"- Cavalinho Branco"
E havia ainda uma suprema possibilidade de se gritar
"- Estrelinha do Universo"
Arrebatando a possibilidade de ser o último lançador, deixando todos os outros para a sua frente.
E assim - e aqui apresento a primeira curiosidade - a ordem seria a seguinte:
- em primeiro lugar lançava o que tinha inicialmente dito "últimos" (que ironia do caneco)
- depois lançava o que tinha dito "marralhões"
- depois o que dissera "cavalinho branco"
- logo a seguir - e aqui é que está o busílis da questão - vinha o que dissera, imagine-se "penúltimos"
- e finalmente a famosa "estrelinha do universo".
As perguntas que eu deixo aqui no ar, 30 anos depois, são as seguintes:
- mas nunca ninguém se apercebeu que poderia dizer logo de início "estrelinha do universo" deixando os outros jogadores a degladiarem-se pela pouco atraentes primeiros lugares de lançamento?
- ou será que só se poderia gritar "estrelinha do universo" se alguém cometesse a loucura de desencadear esta disputa com o "marralhões".
- nunca ninguém se apercebeu que era bem mais seguro gritar logo de caras "penúltimos", garantindo mesmo, o penúltimo lugar no lançamento?
- porque carga de água havia um parvo que era estúpido o suficiente para dizer "últimos" sabendo de ante-mão que acabaria por ser o primeiro a lançar?
Um texto notável! Pertinentes dúvidas.
Parece-me que do marralhões para diante (também se dizia barralhões) se trata de batotice institucionalizada pelo major Valentim em miúdo lá na rua dele. O puto mais pequeno e fraquinho grita: - Últimos! - O major não podia deixar e inventou o 'marralhões' impondo imediatamente a vontade do mais forte. O puto mais pequenino atreveu-se na vez seguinte a gritar 'marralhões'? O major inventou logo o cavalinho branco e mandou o puto para penúltimo; e assim sucessivamente até ao resultado que se vê, que foi quando o major mostrou que manda quem pode, mandando um estalo no puto mais pequeno berrando-lhe: - Tu agora és sempre 'últimos' e os últimos jogam em primeiros. Senão vais para a 2ª Liga!
Port
Nota: 'gelas' é flexão do 'vervo' gelar.
Mais uma pérola literária. O meu amigo Dar pode não acreditar mas ainda hoje quando piso o campo de futsal onde me arrasto todas as 5ªs feiras, juntamente com Rogério, Ricardo Cabrita e Paulinho do 2, o primeiro q se lembra de dizer últimos é, neste caso, mesmo o último a ir às redes (não temos goalkeeper e é sempre a rodar).
Tentei já várias vezes o nosso "estrelinhas do Universo" e os "marralhos" mas como não é do "tempo deles", não tenho tido sorte e sou sempre o 1º a ir.
Ainda me posso dar por feliz porque a rapaziada mais nova conhece bem e identifica de imediato o carismático "arrevizou, arrevizou, valente puta da mãe daquele que se cagou"
Abraços Waickianos.